contato@vitranengenharia.com.br     


CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS

Clique aqui para ver a grade curricular do curso
Clique aqui para inscrever-se agora mesmo no curso

BASE LEGAL
O Curso de Capacitação de Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros tem como principais fundamentos legais o artigo 145, inciso IV, da Lei nº 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro) e a Resolução nº 57 do CONTRAN, de 21 de maio de 1998, que estabelece normas gerais para tal Curso.

INSTALAÇÕES
O Curso, quando realizado na cidade de Vitória (ES), será ministrado em auditório de aproximadamente 45 m², com banheiro, totalmente climatizado, iluminado, com carteiras confortáveis e adequadas ao bom aprendizado do condutor, além de armários e suportes para guarda de equipamentos e materiais utilizados durante o curso. Fotos do auditório encontram-se em anexo. Poderá o Curso ser ministrado, também, nas dependências do Contratante, de acordo com a conveniência dos interessados.

OBJETIVO DO CURSO
O Curso terá por finalidade aperfeiçoar condutores, habilitando-os à melhor condução de veículos de Transporte Coletivo de Passageiros. Além disso, cabe ao Curso dar ao condutor condições para permanecer atento para as ocorrências no interior e exterior do veículo; agir de forma adequada e correta no caso de eventualidades, sabendo tomar iniciativas quando houver necessidade; proporcionar segurança satisfatória aos usuários e a si próprio; relacionar-se harmoniosamente com os usuários que por ele são transportados; conhecer e aplicar os preceitos de segurança ensinados durante o treinamento assim como adotar comportamentos preventivos; conhecer e observar as disposições contidas na legislação de trânsito; e conhecer e observar as disposições contidas na legislação federal, estadual e municipal, peculiar à prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros.

CORPO DOCENTE
As disciplinas que constituem o currículo do Curso serão regidas por profissionais de capacidade compatível com o grau de ensino a ser ministrado, e com enormes conhecimentos pedagógicos. A relação dos profissionais que atuarão no referido Curso está descrita abaixo. Os Currículos deles se encontram em anexo ao processo.

NÚMERO DE PARTICIPANTES
O número de treinandos por Curso é de no máximo 20 condutores em cada turma, o que garante um máximo grau de aproveitamento e assimilação do conteúdo do Curso por parte dos mesmos.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Cadeiras, mesas, retro-projetor, televisão, video-cassete, datashow, ar-condicionado, dentre outros.

RECURSOS UTILIZADOS
Fitas de vídeo instrucionais, apostilas, pincel, transparências, folhas, jornais, revistas, canetas, extintores de incêndio, cartazes de sinalização e simbologia, multimídias, Código de Trânsito Brasileiro, crachás de identificação dos condutores, dentre outros recursos que garantam o melhor aprendizado ao aluno.

MATERIAL DIDÁTICO
O Curso será desenvolvido utilizando-se apostilas de Especialização em Transporte Coletivo, com conteúdo das seguintes disciplinas: Introdução e Conscientização; Psicologia e Segurança no Trânsito; Relacionamento Interpessoal; Atendimento ao Usuário; Legislação de Trânsito; Sinalização; Infrações de Trânsito; Direção Defensiva; Primeiros Socorros; Cidadania e Meio Ambiente. O material didático utilizado (apostila) encontra-se em anexo ao processo.

EXIGÊNCIAS
Os condutores deverão ser habilitados – Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, com categoria D, há pelo menos 1 (um) ano, além de ter capacidade de interpretar textos.

DURAÇÃO
O Curso terá a duração de 48 (quarenta e oito) horas, distribuídas de maneira conveniente a atender as exigências dos interessados.

EXAMES FINAIS
Ao final de cada Curso serão aferidos os conhecimentos de cada aluno mediante uma prova escrita (múltipla escolha), que constará de no mínimo 10 (dez) questões, distribuídas entre as matérias constantes do currículo, e também uma prova prático-oral abrangendo tais matérias. Será considerado aprovado o motorista que obtiver o grau mínimo igual a 7 (sete) em cada prova, considerando-se que o grau máximo seja 10 (dez). O condutor reprovado em uma das provas poderá repetir, no Curso seguinte, apenas o exame correspondente à prova na qual fora reprovado; e se reprovado novamente, deverá matricular-se para novo Curso integral.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
O condutor aprovado nos exames finais receberá um certificado de conclusão do curso, válido por um período máximo de 5 (cinco) anos, expedido pela VITRAN ENGENHARIA, o qual poderá ter sua autenticidade comprovada mediante consulta ao site www.vitranengenharia.com.br a qualquer momento e em qualquer localidade.

RECICLAGEM
Em intervalos de no máximo 5 (cinco) anos, o condutor deve ser reciclado sobre o transporte coletivo de passageiros. A reciclagem terá uma carga horária mínima de 16 (dezesseis) horas e abrangerá as mesmas disciplinas do curso, abordando, preferencialmente, as atualizações da legislação, evolução tecnológica e estudos de casos.


PROFISSIONAIS
Direção Defensiva: Gersino Antonio Zanetti
Relacionamento Interpessoal: Gersino Antonio Zanetti
Atendimento ao Usuário: Carlos Roberto Tessinari
Legislação de Trânsito: Evanilton do Nascimento Vieira
Psicologia e Segurança no Trânsito: Gersino Antonio Zanetti
Primeiros Socorros: Graziela Rocon Zanetti

 

Clique aqui para ver a grade curricular do curso
Clique aqui para inscrever-se agora mesmo no curso

Melhor visualizado
em 800 x 600

Copyright © 2004
"Todos os direitos reservados"